A empresa Auto Omnibus Floramar Ltda deve assumir o transporte público de Poços de Caldas no próximo dia 15, de acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social. A data foi definida após a assinatura da ordem de serviço, em janeiro deste ano.
A Circullare operou o sistema nas últimas décadas e não participou diretamente da licitação. Porém, a Floramar pertence ao mesmo grupo. A nova empresa foi considerada vencedora do certame em abril de 2021.
“A comissão de licitação trabalhou intensamente, foram inúmeros questionamentos, inclusive por parte do Tribunal de Contas do Estado, que pediu a retificação do edital em 2019 e 2020. Atendemos todas as questões, o contrato foi assinado em 2021, após discussões jurídicas sobre algumas cláusulas, até que em janeiro foi emitida a ordem de serviço com prazo de 120 dias para o início das atividades”, explica o secretário de Defesa Social, Rafael Conde.
Neste primeiro momento a empresa entra em fase de adaptação. Inclusive, ainda há reflexos da pandemia de covid-19 sobre o transporte público. Por exemplo: a demanda total prevista no edital é de 1.022.000 passageiros pagantes por mês, mas atualmente são 750.000 pagantes. Por isso, a empresa pode operar nos moldes atuais do sistema, ou seja, com 95 ônibus rodando aproximadamente 400 mil quilômetros por mês, e fazer o retorno gradativo das funções até chegar aos 115 ônibus e 600 mil quilômetros.
O preço da passagem ainda não está definido, já que pode haver subsídios municipais, mas a tarifa técnica prevê o custo de R$ 5,58.