Publicidade

Uma operação que reuniu diversos órgãos foi desencadeada nesta quarta-feira (20), no prédio desativado do Complexo Santa Cruz, em Poços de Caldas. Além da presença de pessoas em situação de rua, agentes identificaram uma ligação clandestina de energia.

Publicidade

A ação, planejada pela Secretaria Municipal de Defesa Social, teve a participação da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, equipes da Assistência Social, Conselho Tutelar, DME e DMAE, com o objetivo de identificar possíveis ilícitos penais, principalmente furto de energia elétrica e água tratada, bem como a identificação e prestação de assistência aos indivíduos em situação irregular.

Ao vistoriar o prédio, desativado em 2015, foram encontrados dois pontos de desvio de energia, porém sem identificação de autoria. O DME providenciou o corte da fiação no poste, o que inviabiliza a execução de novos desvios.

Três adolescentes foram localizados no local e assistidos pelo Conselho Tutelar até seus responsáveis. Segundo a prefeitura, os demais foram retirados e assistidos pela equipe da abordagem social, que os encaminhou para abrigos municipais.

Ainda foi instalado um cadeado para impedir acesso ao complexo. Há um abaixo-assinado para solicitar a desativação definitiva do complexo.

Desde 2019 o espaço, de quase 11 mil metros quadrados, aguarda interessados em comprá-lo. As propostas devem ter valor mínimo de R$ 15.738.770,00.