Quem ainda não possui o título de eleitor tem até o dia 4 de maio para emitir o documento. Em Poços de Caldas, os jovens de 16 a 18 anos ainda são a menor parcela de eleitores, com apenas 415 títulos emitidos.
A cidade possui cerca de 119,5 mil eleitores no momento. O título pode ser solicitado online, usando o sistema Título Net, para pessoas que tenham pelo menos 16 anos no dia da eleição (2 de outubro). O prazo é o mesmo para quem precisa solicitar atualização, transferência e regularização. Esses serviços são gratuitos e o eleitor só precisa fazer algum pagamento se tiver multas por ausência de voto e justificativa em eleições anteriores.
Os jovens são o público alvo de campanhas após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.
O sistema está disponível no site do TRE e pode ser acessado por um computador, tablet ou celular. Eleitoras e eleitores devem preencher o formulário com atenção, seguindo todas as orientações exibidas em cada etapa. É necessário anexar foto de um documento oficial de identidade, foto estilo selfie segurando esse documento ao lado do rosto e foto de um comprovante de endereço. Eleitores do sexo masculino que solicitarem atendimento no ano em que completam 19 anos também devem anexar o comprovante de quitação do serviço militar.
É essencial que o preenchimento seja feito corretamente, para que o cartório eleitoral não precise solicitar correções e possa processar o pedido com agilidade.
Ao terminar de preencher o formulário, o eleitor receberá um e-mail com um número de protocolo, que poderá ser usado para acompanhar o processamento do pedido no sistema de acompanhamento do Título Net. O prazo para conclusão do atendimento vai depender do volume de pedidos recebidos pelo cartório responsável por cada município ou região.
O eleitor que solicitar atendimento pelo Título Net não receberá via impressa do título em casa. Quando o pedido de atendimento tiver sido concluído é só baixar o aplicativo e-Título no celular para consultar os dados da inscrição eleitoral e local de votação.