Publicidade

Professores da rede pública municipal vão realizar, na próxima segunda-feira (21), uma paralisação pedindo o pagamento do piso salarial da categoria. Uma manifestação está marcada para acontecer às 14h, em frente à prefeitura.

Publicidade

O ato foi decidido em assembleia. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv) alerta ainda que o pagamento do piso é garantido por Lei Federal.

Segundo a presidenta do Sindserv, Marieta Carneiro, a defasagem salarial do magistério em Poços de Caldas é de 42,63%. “Desde 2020 estamos cobrando da administração essa negociação para evitar que chegássemos a esse índice. Essa reivindicação faz parte da pauta do nosso Acordo Coletivo e esta assembleia acontece também de forma simbólica para marcar a nossa luta, não só em Poços, mas em todo país, para que os governantes cumpram a lei e valorizem o trabalhador da educação”, diz.

A questão ainda pode chegar às vias judiciais. Além da paralisação, serão criadas ações de mobilização em redes sociais e outdoors. Um informativo com as tabelas salariais será enviado pelo sindicato para as unidades de ensino, a fim de esclarecer a defasagem. Além disso, professores deliberaram pelo agendamento de reunião com o prefeito no dia da paralisação.

“Estamos nessa tentativa de avançar nas negociações junto à administração e espero que isso se resolva de forma diplomática. Felizmente, existe um bom diálogo junto ao governo municipal. Nossa intenção é buscar uma solução que não seja prejudicial para ninguém”, encerra Marieta.