Durante a Festa do Trabalhador, que aconteceu na última quinta-feira (1º), no Parque Municipal Antonio Molinari, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço anunciou o início das atividades do Castramóvel.
O veiculo irá auxiliar na castração de cães e gatos que já é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde. O castramóvel é todo equipado para realizar os procedimentos cirúrgicos que o médico veterinário precisa fazer. Numa primeira etapa, o veículo irá percorrer as áreas carentes da cidade. “Vamos começar fazendo a castração de cães e gatos machos, cujos donos estão cadastrados na Secretaria de Promoção Social. Depois, faremos a castração de fêmeas e de animais pertencentes à população em geral”, informou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sheila Patrezzi.
Segundo Patrezzi, o principal objetivo do castramóvel é diminuir a população de cães e gatos abandonados, por meio do controle populacional que a castração permite. Estima-se que existam aproximadamente 26 mil cães e gatos no município, sendo que 7% desse total são de animais abandonados. “Nem o CCZ nem as associações estão dando conta dos filhotes abandonados”, relatou.
O CCZ, além de cuidar de cães e gatos doentes que estão nas ruas, promove adoção e tem parcerias com associações para o recolhimento de animais. Poços de Caldas é o primeiro município do sul de Minas e o quinto do país a ter uma unidade móvel de castração de cães e gatos. “O castamóvel coloca Poços de Caldas numa posição diferenciada em relação ao cuidado com os animais. O cuidado com cães e gatos atende ao cumprimento da lei mas é também uma questão de sensibilidade”, afirmou o prefeito.
Durante a Festa do Trabalhador, houve feira de adoção de pets e orientações sobre posse responsável dos animais.
Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.