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Objetivo da pesquisa é definir o perfil do turista.
Objetivo da pesquisa é definir o perfil do turista.

A pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, mostra que 95% dos turistas que chegam a Poços de Caldas são da região sudeste. O levantamento aponta, ainda, que a maior permanência de visitantes se concentra nos períodos de 1 a 3 dias, com 45% e de 4 dias a uma semana, com 35%. Estadas na cidade inferiores há um dia variam de 10% a 18%.

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Os levantamentos trazem, ainda, informações sobre a motivação da viagem, meio de transporte utilizado, hospedagem, gastos, percepção de custo etc. Em janeiro responderam à pesquisa 68 pessoas, em 31 dias corridos, sendo 59% mulheres e 41% homens. Nos 28 dias de fevereiro foram entrevistados 136 turistas: 54% do sexo feminino e 46% do masculino.

Setenta e seis por cento dos turistas costumam vir a Poços de Caldas de veículo próprio, viajando em família, ou apenas o casal. Em janeiro, 75% desses grupos se hospedaram em hotéis, contra 63% em fevereiro. Os motivos da viagem são diversos, com destaque para os atrativos históricos e culturais, citados por 51% dos visitantes em janeiro. As belezas naturais foram lembradas por 27% dos turistas em janeiro e a tranquilidade e descanso motivaram a vinda à cidade de 33% deles em fevereiro.

Amigos e parentes continuam sendo as maiores referências para a escolha do roteiro, com 82% dos entrevistados definindo dessa forma o destino da viagem. Em fevereiro, 62% tiveram a decisão influenciada do mesmo jeito. O retorno ao município, entre duas e dez vezes, foi confirmado por 38% dos entrevistados em janeiro e por 50% dos visitantes em fevereiro. Estiveram na cidade pela primeira vez, 43% e 37% turistas, nos respectivos meses.

As pesquisas foram aplicadas no Centro de Informações Turísticas (CIT), Teleférico, Balneário Dr. Mário Mourão e Museu Histórico e Geográfico. Também participaram a pousada do Sesc e a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP). Conforme a Secretaria de Turismo, a hotelaria local foi convidada, porém, até o momento apenas as duas hospedagens responderam positivamente ao convite. 

As pesquisas continuarão sendo realizadas na cidade e o objetivo é interpretar sinais do mercado local, visando promover melhor o planejamento e estruturar a promoção turística do município.

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.