Publicidade

Transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Esse é o propósito de trabalho do Instituto Alcoa. Para contribuir com educação de qualidade e com o desenvolvimento dos territórios, o Instituto apoia iniciativas em suas áreas prioritárias desenvolvidas por organizações da sociedade civil e/ou poder público. Em 2020, momento em que o Instituto Alcoa completa 30 anos de atuação no país, o Programa de Apoio a Projetos Locais apoiará projetos nas áreas de educação com foco no ensino fundamental, empreendedorismo e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Publicidade

“O cenário de desafios diante das desigualdades de renda no país, assim como de melhoria da qualidade, acesso e gestão da Educação Básica no Brasil, é uma pauta fundamental para atuação de todos os setores da sociedade. E o Instituto Alcoa está atento a estas agendas. Por isso, atuamos conectados às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destaca Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa.

Workshop reuniu representantes de organizações sociais para conhecerem as regras do Edital do Programa de Projetos Comunitários 2020 (foto: divulgação)

Para participar do edital, os projetos deverão ser realizados em municípios específicos de atuação e/ou influência da Alcoa: Juruti, Óbidos e Santarém, no Pará; São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar no Maranhão e Andradas e Poços de Caldas em Minas Gerais, além de Divinolândia, em São Paulo.

Em 2019, o Instituto Alcoa investiu mais de 1,8 milhão de reais em 16 projetos comunitários, com potencial de beneficiar mais de 7 mil pessoas. “Há 30 anos acreditamos na energia do fazer juntos. Nosso compromisso é essa conexão social e engajar pessoas para promover o desenvolvimento de nossas comunidades ”, ressalta Monica.

Inscrições

No edital do Programa de Apoio a Projetos Instituto Alcoa, as organizações proponentes têm acesso às regras e critérios para envio dos projetos. Para inscrevê-los, as organizações devem acessar o Sistema de Gestão do Instituto Alcoa – https://institutoalcoa.sponsor.com/ – até 3 de abril, preencher as questões constantes do formulário e inserir os documentos obrigatórios.

Para apoiar as organizações interessadas, o Instituto Alcoa disponibilizou um Guia para Preenchimento do Formulário, além de um Guia de Orientações para Elaboração de Projetos. Para acessar, clique aqui.

Seleção

O resultado da seleção será divulgado até dia 20 de julho. A análise, aprovação e acompanhamento dos projetos ficará a cargo do FICAS (assessoria contratada), de representantes de relações comunitárias (RCs) do Instituto Alcoa, das equipes líderes locais das unidades Alcoa, dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias da Alcoa e da Diretoria e Conselho do Instituto Alcoa.

As propostas serão analisadas segundo critérios técnicos quanto ao projeto e à organização proponente. Relevância dos resultados e impactos esperados, estrutura e adequação da proposta, clareza na definição do público a ser alcançado, grau de participação da comunidade e do público no planejamento e acompanhamento das ações, histórico da organização, grau de reconhecimento da organização na comunidade onde atua e capacidade técnica e experiência no tema do projeto estão entre os critérios a ser considerados. Dúvidas ou orientações devem ser solicitadas ao FICAS pelo pelo e-mail avaliacao@ficas.org.br ou pelo telefone 0800 722 0715 (ligação gratuita) para tirar dúvidas.