Publicidade

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (17), a operação Ergo Gennan, com o objetivo de combater a comercialização de suplementos alimentares falsificados e esteroides anabólicos. Foram cumpridos 33 mandados de prisão em diversas cidades do Sul de Minas, inclusive Poços de Caldas.

Publicidade

Segundo a PF, os produtos têm origem norte-americana. Os mandatos foram expedidos pela Justiça Estadual de Alfenas e Varginha, sendo dois de prisão temporária, 23 de busca e apreensão e nove de afastamento de sigilos bancário e fiscal, tendo como alvo pessoas físicas e jurídicas. Além de Poços, o cumprimento das ordens ocorreu em Varginha (MG), Pouso Alegre (MG), Lavras (MG), Alfenas (MG) e São João da Boa Vista (SP). Participaram  90 policiais federais e servidores da Receita Federal e da Vigilância Sanitária dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Os investigados responderão pelos crimes de venda de substância alimentícia ou produto falsificado, venda de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais sem autorização, associação criminosa e pelo delito contra as marcas. Os presos serão encaminhados para o presídio de Alfenas, onde permanecerão à disposição da Justiça. Se condenados, poderão cumprir até 26 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência a substâncias ergogênicas (do grego ergo, que significa trabalho, e gennan, cujo significado é produção), que são utilizadas para melhora do desempenho atlético, por meio do aumento da potência física. A Polícia Federal não divulgou os nomes dos envolvidos.