Toda a dedicação de Bárbara Fiorito, engenheira da Alcoa em Poços de Caldas, durante a vida escolar e acadêmica, foi reconhecida. No dia 8 de novembro, durante cerimônia realizada em São Paulo (SP), a jovem, formada no ano passado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, recebeu o Prêmio “Fábio Décourt Homem de Melo”, concedido ao melhor formando das três engenharias da USP (Metalúrgica, de Materiais e de Minas) de 2018, pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).
Além deste prêmio, Bárbara também foi reconhecida como a Melhor Aluna do Curso de Engenharia de Minas da Universidade, pela Associação Paulista de Engenheiros de Minas (Apemi). O Prêmio da ABM foi instituído em 1998, como um incentivo aos estudantes e uma forma de buscar maior aproximação com a comunidade universitária; o da Apemi reconhece os engenheiros formados que tiveram excelente desempenho durante sua graduação. Ambos são outorgados anualmente e a escolha dos premiados é feita pela própria universidade, por meio de critérios próprios de avaliação.
“Senti-me muito honrada em receber essas premiações”, disse Bárbara. “Foi um reconhecimento à dedicação que tive na faculdade, encerrando com chave de ouro a graduação! Os prêmios também me motivam a continuar estudando, visando um mestrado, e também a contribuir como engenheira de minas para a minha tão amada profissão”.
Natural de Taubaté (SP), 24 anos, Bárbara começou a trabalhar na Alcoa como estagiária das áreas Comercial e Marketing de Bauxita, em São Paulo. Ao concluir o curso, no início deste ano, foi efetivada como engenheira de minas no Centro de Excelência (CoE) Mineração, dando suporte às operações de mineração de Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e Guiné, na África. Atualmente está envolvida em três importantes projetos: desaguamento das lagoas e floculação da bauxita, na localidade de Juruti, e no desenvolvimento de dashboard (planilhas interativas) para acompanhar os parâmetros operacionais das minas de joint venture da Alcoa na Guiné.