Publicidade

A Prefeitura de Poços de Caldas publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (17), um aviso de licitação do serviço público de transporte coletivo de passageiros regular. Se trata de uma justificativa, na qual a administração afirma que a concorrência irá contemplar apenas uma empresa e não duas, como vinha sendo cogitado.

Publicidade

O aviso informa que a licitação, na modalidade de Concorrência Pública, irá selecionar uma empresa ou consórcio para a administração e exploração pelo prazo de 15 anos, improrrogável.

A decisão de contemplar apenas uma empresa no consórcio tem como justificativa o objetivo de não aumentar os custos do transporte, já que isso iria dificultar a otimização da operação devido a quilometragem improdutiva alta, aumento de horas trabalhadas da tripulação em percursos improdutivos, duplicidade de infraestrutura de garagens e escritórios, de mão de obra administrativa e de corpo diretivo, comprometendo a modicidade tarifária. “Os estudos técnicos e econômicos mostraram que com um operador exclusivo os custos administrativos são reduzidos em, aproximadamente, 20%, impactando diretamente no valor tarifa”, explica a publicação.