Publicidade

A Polícia Civil de Cordeirópolis (SP) realizou a Operação Carga Fantasma na última sexta-feira (17) e prendeu 15 pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha especializada no desvio de cargas transportadas no interior de São Paulo. Um dos suspeitos foi localizado e preso em Poços de Caldas.

Publicidade

Foram expedidos 20 mandados de prisão temporária e 20 de busca e apreensão em São Paulo, Campinas (SP), Araras (SP), Limeira (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), Itatiba (SP), Santa Cruz das Palmeiras (SP), Santa Cruz da Conceição (SP), Rio Claro (SP), São Roque (SP), Sorocaba (SP), Uberaba (MG) e Poços de Caldas (MG). Segundo a investigação, os presos são donos de transportadoras, motoristas de caminhão e proprietários de barracões onde as cargas eram escondidas.

Além da prisão dos suspeitos, cargas foram recuperadas e armas apreendidas.

A Polícia Civil de Poços de Caldas auxiliou no cumprimento do mandado de prisão temporária na cidade, porém, não tem detalhes do envolvimento do preso no esquema. O suspeito foi encaminhado para a cidade de origem da investigação.

As investigações apontam que a quadrilha era composta por empresários de pequenas empresas transportadoras de carga, contratados por grandes transportadoras para realizar fretes. Os próprios motoristas destas transportadoras desviavam a carga, levavam para galpões e depois registravam Boletim de Ocorrência por roubo de carga.

Os trabalhos começaram ainda em julho, após a prisão de quatro homens por furto de uma carga de bobinas, avaliada em R$ 248 mil. Agora, os presos terão suas participações individualizadas pela polícia de Cordeirópolis e podem ser indiciados por furto qualificado, receptação e organização criminosa.