O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais comemorou, nesta quarta-feira (20), o segundo ano de implantação do Comando Operacional dos Bombeiros (COB) em Poços de Caldas. A implantação da unidade trouxe mais autonomia para a região por ser uma das mais altas instâncias da corporação.
A solenidade contou com a presença do coronel Cláudio Roberto de Souza que enalteceu os avanços consolidados com a chegada do COB, instalado em Poços por estratégia, para ações mais efetivas e agora já traça metas para criação de postos, com menos militares, porém em mais cidades.
“A medida em que o Comando Operacional vai se consolidando, as ações também vão ser mais vistas e abrangentes, como por exemplo, a Operação Alerta Vermelho, que levou de forma preventiva orientações de segurança aos comércios”, pontuou.
O comandante do 6° COB, coronel Ernande Brandão David, acredita que os últimos dois anos foram de evolução no Sul de Minas, com combates mais efetivos graças à descentralização e uma maior aproximação da comunidade. “Foi um grande ganho para a região”, destacou.
Aposentadoria
Ernande conclui seu segundo ano frente ao COB com o anúncio de sua aposentadoria, que deve ocorrer na próxima sexta-feira (23). Idealizador e peça fundamental para a concretização da implantação do comando, ele acredita que daqui pra frente aas ações serão mais claras e vistas. Houve tempo para a implantação e estruturação da unidade, que agora já pode estudar suas estratégias de ação e efetivação.
“O comando geral ainda está definindo quem irá me substituir. Fico feliz em encerrar minha carreira em Poços de Caldas, uma cidade que sempre acolhe bem. Muitas vezes, quando não tínhamos recursos, contávamos com a imprensa, que fazia campanhas sem que nós soubéssemos para ajudar, empresários se solidarizaram com a causa, e sempre tivemos apoio. Fomos a primeira cidade a implantar o serviço de Resgate, tivemos o primeiro caminhão de combate à incêndios doado, enfim foram várias realizações que colaboraram para a evolução do Corpo de Bombeiros”, declarou Ernande, que ainda destacou que o caminhão criado na cidade é hoje modelo para todo o Estado.
Questionado sobre a substituição de Ernande o comandante geral diz que ainda está estudando um nome para ocupar o cargo.