Publicidade
(Foto: Bruno Rosa/ Poços Já)

Semana passada, a administradora Eliane Vieira Alves teve uma surpresa desagradável depois de buscar a filha Sophia, de seis anos, na escola. As duas esperaram uma hora e meia pelo ônibus da Circullare, que faz a linha Champagnat, antes de voltarem para casa.

Publicidade

Segundo relata, essa não foi a primeira vez que o ônibus atrasou. “Nos outros dias não foi diferente. Na quinta-feira (09) esperei até as 18h e tive que vir a pé. Subi todo aquele morro dos quatis, porque moro no São Jorge”, explica.

Eliane utiliza transporte público para ir e voltar para casa, do Colégio Municipal, desde fevereiro deste ano. Ela conta que no dia anterior pegou o ônibus normalmente, sem nenhuma informação sobre mudança de horário. Somente nesta segunda-feira (13) ela foi informada por um dos motoristas dos ônibus que a linha que fazia o trajeto no horário de saída da escola foi cortada devido ao número de vans que passam pelo local no mesmo horário. “Um motorista falou para minha mãe que tiraram o ônibus porque tem muita van. Não sou só eu que pego esse ônibus do Vila Rica, mais de dez crianças também usam, fora as mães”, reclama.

Ainda há mais críticas como essa, referentes a outras linhas. Somente nos últimos 20 dias, o grupo Reclame Aqui Poços de Caldas, no Facebook, recebeu outras três reclamações quanto a atraso ou mudança de horário dos ônibus da Circullare nas linhas Jardim Country Club, Nova Aurora e Ponte Coberta.

Resposta da empresa

De acordo com a Circullare, todo o controle das linhas/itinerários é realizado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), com informações enviadas em tempo real por GPS. Isso permite a visualização de todas as linhas e ônibus, além de possibilitar o rápido remanejamento ou mudança quando necessários, em decorrência de congestionamentos. Sobre a reclamação da avenida Champagnat, a empresa informou que “não procede”.

Leia a nota enviada pelo gerente geral da empresa, Armando Bertoni, na íntegra:

1- Linha R332 – Jd Country Club

Os atrasos de horário na referida linha foram devidos às obras do DMAE realizadas na ponte da Rua São José e às obras da GASMIG  na avenida João Pinheiro. Os ônibus da linha tiveram que desviar o itinerário até a ponte do Supermercado VN Auto Serviço. Cabe ressaltar que tais obras, embora sejam importantes para a comunidade, têm como consequência os congestionamentos nas vias e a mudança no percurso dos ônibus, o que gera atrasos e reclamações dos usuários do transporte coletivo. Contudo, em nosso sistema não constam registros de reclamações relacionadas à linha.

 2- Linha R205 – Nova Aurora

Nosso sistema não registra reclamações de atrasos nesta linha, no entanto, com relação a possíveis atrasos, conforme dados do sistema, somente 13% dos atrasos foram superiores a 3 minutos da saída da Estação Central.

3- Linha R220- Ponte Coberta

A referida linha está em processo de reestruturação com a colocação de mais um ônibus no período da tarde e ajuste do intervalo entre as viagens, passando dos atuais 25 em 25 minutos, para 20 em 20 minutos.

4- Reclamações referentes a Linha R334- Vila Rica (não passar em frente ao Colégio Municipal )

Nos dois dias citados pela reclamante alegando que o ônibus não passou em frente ao Colégio Municipal, consta em nossos registros informatizados o cumprimento dos horários da linha R-334 – Vila Rica, sendo que no dia 09/03, o ônibus passou às 17:12 hs e no dia 10/03 às 17:16 hs. Portanto, respeitamos a reclamação, mas acreditamos que ela não procede.

Vale ressaltar que já informamos por diversas vezes,  via ofício,  a Secretaria de Defesa Social,  dos congestionamentos existentes na Avenida Champagnat em frente ao Colégio Municipal,  causando transtornos e atrasos nas linhas do transporte coletivo.