Publicidade

Publicidade

Duas solenidades marcaram as trocas de comando das principais unidades da Polícia Militar em Poços de Caldas: 18ª Região de Polícia Militar (RPM) e no 29° Batalhão de Polícia Militar.

Na quinta-feira (2) o coronel Frederico Antonio de Lima passou o posto de comandante do 29° Batalhão, do qual estava à frente desde janeiro de 2015, para o tenente coronel Sandro Wesley de Oliveira.  Já na sexta-feira (3) Frederico recebeu o comando da 18ª RPM do coronel Mauro Lucio Moura Alves.

Ambas as solenidades foram presididas pelo sub-comandante geral coronel André Agostinho Leão de Oliveira. Ele destaca que a troca é natural e acredita que a escolha foi bem feita. “O coronel Frederico já está na região há muito tempo e tem pleno conhecimento de tudo o que acontece, conhece as pessoas e as cidades, então acredito ser um ganho ter ele à frente da 18ª Região”.

Já Mauro deixa a cidade para assumir um posto junto ao comando geral em Belo Horizonte (MG), mas garante que volta a residir na cidade assim que for possível. O coronel garante que deixa Poços levando expertise de ter trabalhado num comando de 55 cidades, mas que segue para auxiliar no trabalho de gestão e operação de todo o Estado. “Emocionalmente ainda não sei descrever. Poços de Caldas e região carregam consigo uma peculiaridade indescritível, com uma população hospitaleira e que soma com a Polícia Militar em prol do bem comum”, pontua.

Trocas de comando aconteceram na quinta e sexta-feira.

O coronel lembra que 2016 foi um ano difícil, mas que no Sul de Minas foi possível manter níveis tolerantes quanto à evolução da criminalidade, graças não só à Polícia Militar, mas a toda a rede. “Do primeiro ao último dia que aqui estive fui para as ruas junto dos meus soldados, para proteger e socorrer a população, então espero deixar o legado de um comandante soldado para que os resultados continuem sendo bons”, finaliza.

Já Frederico assume com o sentimento de felicidade, não só pela promoção ao posto de coronel, mas também de poder assumir a Região de Poços de Caldas, uma situação atípica dentro da Polícia Militar, passando de comando dentro da mesma cidade no interior. “A responsabilidade aumenta por não somente abranger a área de responsabilidade do 29° Batalhão, mas também agregar mais cidades. São 55 municípios e uma população de 1,2 milhão de habitantes e uma tropa de 1.200 policiais. Quero retribuir essa responsabilidade com muito trabalho, profissionalismo e compromisso com o cidadão de bem”, destaca o coronel.

As solenidades contaram com a presença de diversas autoridades, entre elas o ex-comandante geral da Polícia Militar coronel Marco Antônio Badaró Bianchini.