Após diversas reuniões solicitadas pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poços de Caldas (Acia), com a participação da Câmara Municipal e questionamentos do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact), a prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos intensificou a fiscalização de ambulantes e recolheu centenas de frutas, comercializadas ilegalmente por ambulantes oriundos de Pitangueiras (SP), na manhã desta sexta-feira (24), no centro, com apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.
Foram apreendidas diversas caixas de goiaba que estavam em um carro em um estacionamento no centro da cidade. Os ambulantes carregavam os carrinhos no estacionamento e saíam pelas ruas. A multa aplicada foi de R$ 2.630, podendo chegar até R$ 5.260 em casos de reincidência.
A mercadoria foi recolhida na Secretaria de Serviços Públicos e será somente liberada após o pagamento de multa. Após 24 horas, se não for retirada, a mercadoria é doada a instituição filantrópica.
O setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Públicos reforça que ações como essa estão acontecendo sempre no município. “Os fiscais estão cumprindo o artigo 23 e 201 do Código de Posturas, que regulamenta a função de ambulante dentro do município. Não é uma situação fácil de se resolver, mas com essas ações reforçamos a fiscalização do comércio ambulante, multiplicando abordagens e restringindo a prática ilegal, recolhendo os materiais vendidos de forma irregular, entre alimentos e produtos muitas vezes falsificados, o que pode acarretar problemas ainda maiores.”
O comércio de ambulantes pode ser denunciado através do telefone 3697-2075.