Publicidade

A Delegacia Regional de Poços de Caldas adotou o Plantão Digital na última segunda-feira (6). Com isso o atendimento na unidade passa a ser remoto após às 18h e aos finais de semana com o objetivo de otimizar os serviços de polícia judiciária.

Publicidade
Central faz o trabalho de forma remota (fotos: Divulgação)

O Plantão Digital usa o sistema de videoconferência nos procedimentos de flagrante com conduzidos, o que reduz, de um lado, o deslocamento de equipes policiais e envolvidos nas ocorrências entre cidades, e, de outro, fomenta a investigação com mais policiais civis empenhados na apuração de crimes.

O Plantão Digital funciona da seguinte forma: após as 18h e aos fins de semana e feriados, há um equipe da PCMG – em geral, investigadores – no plantão da Delegacia de Polícia da área de abrangência da ocorrência do fato, onde agentes de segurança que atenderam o caso, vítimas, testemunhas e conduzidos são recebidos, e outra – composta por delegados e escrivães – na sede na qual funciona a Delegacia de Plantão Digital, para a formalização dos procedimentos.

Por meio de videoconferência e outros recursos tecnológicos, são realizadas as oitivas dos envolvidos e os despachos necessários nos sistemas informatizados, com acesso pelas delegacias que darão continuidade às investigações. Já na unidade policial de circunscrição dos fatos, há o recebimento do material apreendido e o encaminhamento da pessoa autuada ou que se encontrava na situação de foragida da Justiça ao sistema prisional.

“Haverá com isso um aumento na nossa capacidade de investigação, já que haverá a liberação dos policiais dos plantões para que se dediquem exclusivamente às atividades”, ressalta a delegada regional Maria Cecília Gomes Flora como um dos benefícios da nova medida. “Só na nossa região, 65 servidores, entre delegados, investigadores e escrivãos vão ser impactados com a medida, passando a se dedicar exclusivamente com as investigações, além de passarmos a contar com equipes completas para realizar atendimentos com o público na sede, na Delegacia da Mulher e na Delegacia de Trânsito”, acrescenta.

A regional ainda pontua que durante a transição o diálogo com os demais setores da segurança pública está sendo realizado para que haja tranquilidade.