Publicidade
Cooperadas da Coopergore com Fabio Costa, durante apresentação dos resultados do projeto apoiado pelo Instituto Alcoa (foto Divulgação)

Ano passado, a Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleo e Gorduras Residuais (Coopergore) aumentou em 40% a média de coleta de óleo/mês nas cidades onde atua – Poços de Caldas-MG, Caldas-MG, Santa Rita de Caldas-MG e Divinolândia-SP. Dos 10 mil/mês alcançados em 2021, a cooperativa passou para 14 mil, fechando o mês de dezembro com a coleta de 16 mil litros. Só para se ter uma ideia da importância desse trabalho para o meio ambiente, basta lembrar que um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10 mil litros de água, mas algumas estimativas dizem que pode chegar a poluir até um milhão de litros de água – quantidade aproximada consumida por uma pessoa em 14 anos. A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água em cerca de 45%, além de agravar o efeito estufa.

Publicidade

Este resultado só foi conquistado graças ao apoio do Instituto Alcoa. Por meio do Programa de Apoio a Projetos Comunitários – Edital 2021, o Instituto doou R$ 104 mil para a implantação do projeto “População consciente, coleta eficiente preserva o meio ambiente”. Foram adquiridos uma nova caminhonete, equipamento de som para fazer a divulgação nos bairros, novos vasilhames para a coleta, uma miniusina e uma centrífuga para análise do óleo.

O aumento da produção foi apenas um dos muitos benefícios proporcionados pelo projeto. “Com a miniusina conseguimos reduzir o nível de impureza do óleo, que era de 6 a 7% para 1,5%, e com a centrífuga passamos a realizar a análise do óleo”, contou Rita de Cássia Rodrigues, diretora presidente da Coopergore. “Isso permitiu ampliar o nosso trabalho e melhorar o faturamento da cooperativa em cerca de 14% só com a redução das impurezas, impactando no aumento da renda das nossas cooperadas”.

Sobre a Coopergore

A história da Coopergore teve início a partir de um projeto social, desenvolvido pelo Atacado Vila Nova e o Instituto Abade, na Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, na Vila Togni, que selecionou 50 famílias para participar de cursos de artesanato, culinária e reciclagem. Um grupo de mulheres optou pela reciclagem e foram elas que fundaram a Coopergore, em agosto de 2008.

Hoje com sete cooperadas, a Coopergore é exemplo na coleta e reciclagem de resíduos. “Não teríamos chegado até aqui sem os nossos parceiros, fundamentais na nossa caminhada, entre eles, a Alcoa”, observou Rita.

A Coopergore faz a coleta de óleo em estabelecimentos comerciais, condomínios, escolas, casas e apartamentos, trocando-os por produto de limpeza. Se você tem óleo de cozinha usado, armazene-o em uma garrafa pet limpa e ligue para a Coopergore, (35) 3714-3220 ou (35) 98862-6665 (tel/whatsapp), que fará a coleta adequada.