O serviço “Família Acolhedora”, executado pela Associação Criança Feliz, está com inscrições abertas. Seu objetivo é acolher temporariamente em ambiente familiar crianças e adolescentes afastados de sua família por medida de proteção, quando ela se encontra impossibilitada de cumprir suas funções.
A família acolhedora é responsável por cuidar e acolher essas crianças e/ou adolescentes temporariamente em seus lares, enquanto a equipe trabalha o retorno para casa.
A equipe do serviço é responsável por captar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras. Em Poços de Caldas, o serviço existe desde 2007 e mais 70 de famílias já fizeram parte desse projeto.
Hoje o serviço conta com poucas famílias cadastradas e, segundo a coordenadora da Associação Criança Feliz Aline Garcia Olímpio, mais famílias são essenciais para ajudar para continuidade do serviço. “A família acolhedora precisa ter o desejo de ajudar e cuidar, para proporcionar proteção e afeto às crianças e adolescentes que acolhem. O acolhimento familiar é uma medida protetiva, temporária e excepcional, diferente de uma adoção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. Representa um serviço dentro da Proteção Social Especial, com os demais serviços de acolhimento institucional, para crianças e adolescentes em situação de risco social, afastados de suas famílias de origem por decisão judicial. Quanto mais famílias fizeram parte dessa base, conseguimos ajudar mais crianças para um futuro melhor.”
A família que tiver interesse em fazer a diferença na vida de uma criança ou adolescente, oferecendo proteção, amor e cuidado, pode entrar em contato pelo telefone/Whatsapp (35) 98707-1454.
Critérios para ser Família Acolhedora
- Morar em Poços de Caldas
- Ter mais de 18 anos
- Dedicação e afeto com crianças e adolescentes
- Não estar incluído no Sistema Nacional de Adoção e não ter o desejo de adotar