“A horta de Tico, o ouriço” foi o livro mais procurado na Biblioteca Centenário no ano de 2022. A história infantil que ajuda a criançada a aprender a cultivar verduras e legumes está no topo da exposição “100 livros mais emprestados em 2022”. A obra de Marc Clamens e Laurence Jammes (Editora Carochinha) é um livro interativo que prende a atenção dos pequenos. Enquanto os pais leem a história, a própria criança descobre as fases do plantio dos vegetais através de abas que se movem.
Em cartaz até o final do mês, a exposição reúne os cem títulos mais levados por empréstimo pelos leitores da Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca. A ideia é despertar a curiosidade dos usuários e atuar na busca de novos leitores, dentro da perspectiva de incentivo ao livro, à leitura e à literatura.
Para o público um pouquinho maior, “Diário de um banana”, de Jeff Kinney, a série que é sucesso entre as crianças a partir dos 8 anos de idade e seus 16 volumes aparecem na lista sete vezes. A saga divertida narra as aventuras do garoto Greg Heffley, que enfrenta as dificuldades de entrar no Ensino Fundamental II.
Já para os adultos, o premiado romance brasileiro de 2019 “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, também aparece na lista. A obra vencedora inclusive do Prêmio Jabuti, conta a história de duas irmãs – Bibiana e Belonísia – marcadas por um acidente de infância, que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.
Exposição A exposição “100 livros mais emprestados em 2022” está disposta abaixo do mural do escritor Ariano Suassuna. A mostra foi pensada e organizada por toda a equipe da Biblioteca Centenário, não só para registrar o trabalho realizado em 2022, mas principalmente com o objetivo de incentivar a leitura.
“A exposição é uma forma de incentivo para os novos leitores, queremos atrair mais gente para o espaço. Além disso, às vezes a pessoa vem à biblioteca, mas fica em dúvida sobre que título levar ou está iniciando sua trajetória na leitura e pode seguir as sugestões da lista de livros mais emprestados. Também queremos mostrar para o restante dos leitores quais são os materiais que são mais emprestados. A maioria é de livros infantis, mas também temos romances, literatura infanto-juvenil, a lista é bem diversificada”, destaca o agente administrativo Thiago Chuva.
A Biblioteca Municipal Centenário está na praça Getúlio Vargas, s/nº – centro (no prédio da Urca). Telefone: 3697-2375. Horário de funcionamento das 8h às 17h30.