O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) iniciou nesta sexta-feira (20) um trabalho de análise para obras emergenciais na BR-459, na altura do quilômetro 67,9, em Senador José Bento. No trecho, rachaduras têm trazido transtornos e riscos aos motoristas. Para os trabalhos a via foi interditada.
Além das rachaduras, há o risco iminente de desabamento, por isso uma equipe realiza uma visita técnica aos locais críticos para, na próxima semana, dar início às obras necessárias à segurança do tráfego entre Poços de Caldas e Pouso Alegre. As obras visam apenas garantir que o problema não se agrave, devendo ser melhor trabalhadas quando o consórcio Rodovias do Sul de Minas SPE assumir os cuidados da mesma, que foi recentemente privatizada.
Após as primeiras análises o DER optou pela interdição da via, com o objetivo de proteger a vida dos usuários que trafegam na rodovia, e evitar que acidentes ocorram enquanto não há garantia de estabilidade dos taludes no entorno do local.
Durante a interdição os motoristas tem como rota alternativa, para quem sai da região de Poços de Caldas em direção à Pouso Alegre, pegar a BR-267 até o município de Machado e, em seguida, seguir pela MG-179.