Publicidade

Este ano, a Alcoa Poços de Caldas inovou e dedicou um dia inteiro para divulgar os resultados das ações e iniciativas sociais desenvolvidas em 2022 nas cidades onde mantém operações na região: Poços de Caldas (MG), Andradas (MG), Caldas (MG) e Divinolândia (SP). Para os colaboradores e colaboradoras foram promovidas várias sessões do “Alcoa e a Comunidade”, com o objetivo de que todos os turnos pudessem participar e conhecer, por bate-papo e exposição fotográfica, todo o trabalho desenvolvido junto às populações locais.

Publicidade
Colaboradores conheceram o balanço social da unidade em sessões realizadas durante todo o dia (fotos: divulgação)

“Foi gratificante ver o trabalho que a minha empresa faz na comunidade”, ressaltou Paulo Roberto Inácio de Oliveira, controlador da Refusão, que participou de uma das primeiras sessões. “É muito bom ver a felicidade das pessoas que são beneficiadas. Sinto-me ainda mais orgulhoso de trabalhar na Alcoa”.

Fornecedores conheceram oportunidades de parcerias nas ações sociais

Para os fornecedores foi realizada uma reunião especial, convidando-os para serem parceiros nas ações do próximo ano. “O nosso objetivo foi não só mostrar os resultados em relações comunitárias de 2022, como reforçar e incentivar o voluntariado entre os nossos colaboradores diretos e indiretos e mostrar às nossas contratadas oportunidades de parcerias nesta área”, explicou Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação da Alcoa Poços de Caldas. “Muitas empresas querem atuar na comunidade, mas não o fazem por não saberem por onde começar ou acreditam que os investimentos devem ser altos. Mostramos que é bem mais fácil e cada uma pode dar a sua contribuição e conectar para se multiplicar”.

Entre os representantes dos fornecedores estava a médica Tania Maran Magalhães, diretora de controle da Unimed Poços. “Esta semana está sendo uma espécie de premiação para mim. Na segunda-feira participei de um encontro sobre responsabilidade socioambiental, em Belo Horizonte (MG), que reuniu as cooperativas, e hoje, nesta reunião, tive a oportunidade de ouvir propostas interessantes e conhecer parceiros novos, que também transitam nesta área de responsabilidade”, comenta a médica. “Eu acredito que não existe mais voo solo e que o caminho para as empresas é formar parcerias e seguir juntos. Tenho a certeza de que esta reunião vai ajudar a formar uma rede para contribuir com a nossa comunidade, capacitando as pessoas e contribuindo para a geração de emprego e renda”.

Conselho Consultivo de Relações Institucionais com parte da Equipe Líder de Relações Institucionais da Alcoa Poços de Caldas

Também foi realizada a reunião de encerramento e reconhecimento do biênio 2021-2022 do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias (CCRC), formado por representantes de organizações sociais, poder público e empresas, que ajudam a Alcoa na definição da aplicação dos recursos em projetos comunitários.

Números mostram o impacto das ações nas comunidades:

· Mais de R$ 2,3 milhões investidos em Poços de Caldas, Andradas, Divinolândia e Caldas. São recursos do Instituto Alcoa, Alcoa Foundation, localidade e Lei Federal de Incentivo;

· Realização de 35 ações comunitárias, sendo nove Actions;

· 360 participações voluntários nas ações sociais, que totalizaram mais de duas mil horas às instituições beneficiadas;

· Mais de 15 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica doadas à comunidade;

· Implantadas mais três Florestas de Bolso, sendo duas em Poços de Caldas e uma em Andradas.