O Ministério Público e a Polícia Militar prenderam quatro pessoas nesta quarta-feira (26). Elas são investigadas na Operação Sinergismo, que apura a falsificação e o comércio de certificados para redução de pena por estudo no presídio de Guaranésia/Guaxupé.
As investigações apontam para a falsificação e comércio de Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para redução da pena por estudo. Os cinco mandados de busca e apreensão e os quatro de prisão foram cumpridos em Guaxupé, dois contra detentos e dois fora da unidade por pessoas que auxiliavam no esquema. Um sexto mandado deveria ter sido cumprido em Muzambinho, porém não foi possível confirmar o endereço suspeito.
Essa deve ser a primeira fase dos trabalhos, já que novos suspeitos podem surgir, a exemplo de outros presos que fizeram uso de documentos falsos. A polícia ainda pode traçar se há uma associação criminosa para essa finalidade .
O crime
De acordo com os levantamentos iniciais da operação, seis detentos iriam reduzir 177 dias de suas penas com o esquema. Eles pagariam cerca de R$ 4 mil em cada certificado.