Publicidade

A Prefeitura de Poços de Caldas informou, nesta sexta-feira (7), que tem realizado testes no teleférico nas últimas duas semanas. Esta é a última etapa antes de retomar o funcionamento.

Publicidade

O teleférico está parado desde 2019, quando ocorreu um acidente durante a manutenção. Os investimentos para a completa revitalização foram de aproximadamente R$ 1,5 milhão, com reforma total das cabines, troca da fiação elétrica, dos pendurais das cabines, de toda a parte mecânica, do sistema de automação, do sistema de freios, dos banheiros no alto da serra e das estações de embarque/desembarque. Será implantada também nova bilheteria.

Esta é a última fase antes da reinauguração (foto: Prefeitura de Poços de Caldas)

De acordo com a prefeitura, para estas intervenções foram contratadas empresas locais, que emitiram laudos de segurança fornecidos por engenheiros. A análise dos cabos de aço foi feita por uma empresa inglesa, que atestou a segurança. Todo o processo foi acompanhado também por engenheiros da prefeitura, responsáveis pela fiscalização dos serviços prestados.

“Nas últimas semanas, estamos realizando testes com os funcionários, para se adaptarem aos novos sistemas. Estamos prezando pela total segurança do equipamento”, informa o diretor de Turismo, Israel de Souza. Ele informa ainda que as intervenções no teleférico envolveram diversas secretarias da prefeitura, como Obras, Turismo, Serviços Públicos e também o DME e o DMAE.

Concessão

O processo licitatório para concessão dos equipamentos turísticos de Poços de Caldas recebeu uma proposta de empresa interessada no processo. A proposta foi apresentada no último dia 28 de setembro e está em análise pela comissão especial da licitação.

A licitação tem por objetivo a concessão de uso de bens públicos para fins de exploração econômica de atividades turísticas de visitação, bem como serviços dos equipamentos turísticos, incluídas obrigações de gestão, melhorias e operação dos atrativos existentes em formato de circuito turístico integrado.

Os equipamentos turísticos abrangidos por esta licitação e integrantes do circuito turístico são: Complexo Cristo Redentor (teleférico e a rampa de voo livre); Fonte dos Amores; Recanto Japonês e Complexo Turístico Véu das Noivas.

O município manterá a propriedade dos imóveis e será remunerado mensalmente por essa concessão, além de arrecadar recursos da concessionária com a cobrança do ISS sobre os serviços oferecidos.

De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo Oliveira, os investimentos no teleférico estão acontecendo desde o início do ano, a fim de retomar o atrativo. “O processo licitatório foi ocorrendo em paralelo às obras do teleférico. O processo pode ser concluído com esta proposta, ou não. Cabe à comissão analisar. Tínhamos um projeto, aprovado pelo prefeito, de colocarmos o equipamento para funcionar, o que foi feito e será reaberto ao público em breve. Os investimentos realizados serão recuperados durante a vigência do contrato de concessão. E se por acaso houver algum problema no processo licitatório, o equipamento fica para a cidade, retornando esse grande atrativo de Poços de Caldas”.