O Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) em Poços de Caldas está com 385 vagas abertas para ingresso de novos alunos em cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio, assim como em cursos superiores. As aulas começam no início de 2023 e todos são gratuitos. Em Poços de Caldas há vagas ainda para especialização técnica.
Os cursos técnicos integrados, aqueles que os alunos fazem com o ensino médio, têm 35 vagas para administração, 35 para eletrotécnica e mais 35 para informática. Os cursos são em período integral com duração de três anos.
Para os cursos subsequentes, que são aqueles destinados às pessoas que já concluíram o ensino médio, há mais 35 vagas para edificações e 35 para eletrotécnica, com dois anos de duração.
O campus de Poços ainda oferece 35 vagas para especialização técnica em Energia Solar Fotovoltaica. As aulas vão acontecer no período noturno durante um ano.
Há cinco cursos de nível superior, sendo dois bacharelados, engenharia da computação e administração, e três licenciaturas, Ciências Biológicas, Geografia e Gestão Ambiental. A duração dos cursos varia de dois anos e meio a cinco anos. São disponibilizadas 35 vagas para cada turma. Apenas engenharia da computação acontece em período integral; os demais são no período noturno.
Inscrição
O período de inscrição no processo seletivo vai de 12 de setembro a 11 de novembro e para realizá-la o candidato deve acessar este link. Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores, no valor de R$ 40, e para a seleção dos cursos técnicos integrados são R$ 20. Para todos os cursos subsequentes não haverá cobrança da taxa de inscrição.
Podem pedir para não pagar a taxa de inscrição os candidatos que tiverem renda familiar por pessoa da família igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e vierem de escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. Além de cumprir esses requisitos, para pedir a isenção o candidato deve preencher este formulário.