Uma operação do Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou sete trabalhadores em condições análogas à escravidão em Andradas. O resgate ocorreu durante ações realizadas nas últimas semanas em diversas áreas do estado, com apoio da Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal (MPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal.
Os trabalhadores eram todos da mesma família e vieram de Aracatu (BA) para trabalhar. Durante a operação os agentes descobriram que eles estavam sem salários, sem perspectiva de ir embora e também seriam cobrados pelo material que usavam para o serviço.
Sul de Minas
Outros 35 trabalhadores foram resgatados no Sul de Minas durante a operação. Em 22 de agosto, na cidade de Delfinópolis, 25 vítimas foram resgatadas; duas eram menores de idade. Os trabalhadores estavam em uma casa superlotada que servia de alojamento, com risco inclusive de algum acidente elétrico.
Em Santa Rita do Sapucaí a operação aconteceu no dia 16, quando dez pessoas foram resgatadas em condições degradantes, ambiente de higiene precária, não possuíam local para guardar alimentos e com indícios, inclusive, de servidão por dívida.