A DME Energética (DMEE) realiza, a partir desta terça-feira (19), o cadastramento de propriedades e população referente ao Plano de Segurança de Barragens (PSB) e o Plano de Ação Emergencial (PAE) da Barragem Bortolan. A iniciativa atende à Lei Federal n° 12.334/2010 e à Resolução Aneel n° 696/2015.
O procedimento está sendo realizado pela empresa Contato Gestão em Treinamento Empresarial Ltda. Entrevistadores, devidamente identificados com uniforme e crachá, aplicam os questionários. A entrevista tem duração de 20 a 30 minutos em média.
O cadastramento é feito de porta em porta, incluindo residências, empresas, comércios e estruturas públicas. As informações coletadas são confidenciais e serão utilizadas apenas pela DMEE, com o propósito de subsidiar os simulados e o plano de evacuação determinados no PAE.
Houve aviso prévio sobre a ação, através de comunicado enviado nas contas de luz em março. Também foi realizada uma reunião para esclarecimentos adicionais, no início do mês, no almoxarifado das Empresas DME.
A DMEE solicita o apoio da comunidade para garantir o sucesso do cadastramento e se coloca à disposição para informações pelo telefone 0800 035 0196.
Barragem Bortolan
Inaugurada em maio de 1956, a represa Bortolan é também um dos pontos turísticos mais visitados do município. De acordo com a DME Energética, foram observados todos os critérios técnicos e de segurança em sua construção e o monitoramento é realizado diariamente. Trata-se, portanto, de uma ação preventiva, diante de um cenário hipotético de rompimento da barragem, para atender a legislação vigente.