O Instituto A realiza, no final de semana, eventos para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que ocorre neste sábado (2). O tema da campanha nacional é “Lugar de autista é em todo lugar”.
Poços de Caldas tem avançado na questão e o Instituto A encabeça a luta pela causa. A presidente, Camila Nogueira, lembra que o dia de conscientização foi firmado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de dar mais visibilidade à questão.
No domingo (3), a partir das 16h, atrás do Palace Casino, o instituto, voluntários e estudantes da PUC promovem um momento de lazer e interação entre crianças e jovens com autismo. Neste sábado (2), o instituto vai promover o primeiro encontro presencial de mães do grupo Mundo Azul.
“Na praça queremos conversar com várias pessoas, para levar mais conscientização e diversão”, pontua Camila. Além disso, o monumento do Cristo Redentor receberá receberá iluminação especial, na cor azul.
A presidente do Instituto A é mãe de um garoto autista prestes a completar 17 anos. Ela vê uma evolução no entendimento do autismo de um modo geral. “Nos últimos 13 anos ocorreram vários avanços, como a Lei Berenice Piana, que é a lei do autismo, a inclusão dessas crianças no ambiente escolar, a especialização de profissionais de saúde. São vários avanços, mas ainda precisamos de mais”, explica Camila.
Atualmente, o Instituto A reúne mais de 160 mães de autistas, desenvolvendo projetos e rede de apoio. Neste ano, a organização tem trabalhado em projetos que permitam a independência dos jovens autistas com saídas guiadas. Ao mesmo tempo, o instituto trabalha para que os moradores locais tenham condições de receber estes jovens.