A remoção de um vitral das Thermas Antônio Carlos está preocupando a população de Poços de Caldas, principalmente grupos engajados na conservação do patrimônio histórico e cultural. A reportagem do Poços Já entrou em contato com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e foi informada que o vitral está passando por um processo de limpeza e será reinstalado no dia 15 de abril.
As imagens com o espaço vazio circularam pelas redes sociais ao longo da semana. Como o prédio é administrado pela Codemge, nem mesmo a Secretaria Municipal de Turismo foi informada sobre o caso, de acordo com o secretário Ricardo Fonseca.
A empresa responsável pela remoção, a Kingdom Vitrais, publicou no dia 15 deste mês um vídeo que mostrava o local já sem metade dos vitrais. A Codemge diz que o vitral foi retirado para limpeza, em função do acúmulo de partículas de poeira depositadas ao longo do tempo.
“A realização do serviço nas Thermas não era indicada, tendo em vista a necessidade de uma limpeza qualificada e detalhada, visando a conservação do patrimônio. O vitral foi transportado e está adequadamente armazenado nas dependências de empresa especializada contratada para essa finalidade. Ressalta-se que a Codemge mantém um programa de manutenção periódica do patrimônio histórico, visando sua preservação e conservação”, informou.