O professor João Alexandre, ex-secretário de Cultura de Poços de Caldas, está na lista dos 350 selecionados ao Prêmio Professor Transformador. A iniciativa pedagógica do professor de geografia, denominada “Diálogos em tempos de pandemia: inteligência emocional dos alunos”, foi classificada para a semifinal.
João Alexandre trabalhou o tema durante os dois anos de aulas remotas. Por meio de diálogos e relatos de estudantes foi abordada a representação do lugar e da importância simbólica e afetiva do espaço escolar.
“A prática pedagógica surtiu efeito e identificou o espaço da escola e a falta dele como representação das emoções e afetos dos estudantes. Em especial, alunos que estudaram uma vida inteira em uma determinada escola e estudantes do 3º ano do ensino médio que finalizaram seu ciclo escolar sem estar presentes fisicamente. A prática apresentou alternativas aos estudantes para aliviar o momento pandêmico vivido”, informou o professor João Alexandre.
O Prêmio Professor Transformador é concebido e estruturado pelo Instituto Significare, buscando destacar projetos alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC). As 350 experiências estarão disponíveis no site do instituto e serão compartilhadas em feiras e congressos educacionais. Os três vencedores serão conhecidos no mês de março e receberão troféu e R$ 7 mil.