O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio mensal destinado a pessoas com deficiência ou acima de 65 anos que possuem renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. Desde 2016, todos os beneficiários do BPC precisam estar inscritos no Cadastro Único de Assistência Social (CadÚnico), além de manter o cadastro atualizado.
O mutirão teve início na última quinta-feira (10) e segue até o dia 25, das 8h às 17h, no Salão Norte do Espaço Cultural da Urca. A coordenadora de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Promoção Social, Karina Custódio, informa que, nos dois primeiros dias, 120 beneficiários já tiveram o atendimento agendado. Nesta semana, o mutirão será realizado até sábado. “Nossa equipe vai realizar o atendimento inclusive no sábado para as pessoas que não puderem comparecer durante a semana”, destaca o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida.
Ao todo, 1.529 pessoas devem realizar a atualização cadastral, sendo que 1.363 estão com o cadastro desatualizado e 166 precisam ser inseridos no CadÚnico. Por região, 684 beneficiários são da zona leste, 293 da zona sul, 324 da região central, 195 da zona oeste e 33 da área rural (atendidos pelo Cras Volante).
Agendamento por telefone
Para realizar a atualização cadastral, é necessário agendar data e horário pelos telefones 3715-3701 e 3712-3033 ou pelo WhatsApp (35) 99809-3704. A equipe de Vigilância Sociassistencial da Secretaria Municipal de Promoção Social também está realizando busca ativa para agilizar o agendamento.
“Os beneficiários estão sendo contatados por telefone pela equipe da Promoção Social para agendar o atendimento na Urca, mas aqueles que não receberam a ligação devem entrar em contato conosco. Cabe ressaltar também que é muito importante comparecer na data e horário agendados com os documentos originais de todos os membros da família”, informa o secretário.
Documentação
L
No dia do cadastramento ou atualização, no Salão Norte do Espaço Cultural da Urca, o responsável familiar deve levar seus documentos originais e de todas as pessoas que residem na casa.
Para maiores de 16 anos:
– Carteira de Trabalho;
– Título de eleitor (obrigatório a partir dos 18 anos);
– Carteira de Identidade;
– CPF (obrigatório para todos os membros da família);
– Holerite (para quem trabalha com carteira registrada);
– Demonstrativo do Valor da Aposentadoria/Benefício INSS;
– Conta de luz atual.
Para menores de 16 anos:
– Certidão de Nascimento;
– Declaração escolar (até 17 anos);
– Carteira de vacinação (até 6 anos);
– Termo de guarda (para crianças que não moram com os pais).