Publicidade

A Santa Casa de Poços de Caldas recebeu, neste mês, o médico Maurício Saito, especialista em medicina fetal. Ele veio com sua equipe para tratar uma paciente da diagnosticada com isoimunização Rh.

Publicidade

“Eu e minha equipe viemos de São Paulo para fazer uma transfusão intrauterina em uma gestante cujo bebê, pelo antecedente da gestação anterior, teve uma intercorrência em que os anticorpos maternos destroem as células sanguíneas do feto. Geralmente a mãe é Rh negativo e o feto RH positivo. Como ela está sensibilizada, esses anticorpos atravessam a barreira placentária, destroem as hemácias fetais e levam o bebê à anemia, como na gestação anterior que essa paciente perdeu. A nossa ideia é fazer a transfusão intrauterina para estabelecer este tratamento”, relata o especialista.

Equipe do especialista com funcionários da Santa Casa (foto: divulgação)

Daniela Congiu, médica assistente da maternidade na Santa Casa, que acompanhou o caso, conta que solicitou a ajuda. “No estado de Minas não conseguimos vaga para a paciente. Diante dessa necessidade e do fato de a paciente já ter perdido um filho em abril deste ano pelo mesmo problema, começamos a recorrer a profissionais do estado de São Paulo na tentativa de mandar a paciente, mas como é interestadual, essa transferência fica difícil. O dr. Maurício, que foi meu professor na graduação, se dispôs a vir até Poços para fazer este procedimento aqui. Nós temos todos os recursos para atender esta paciente, mas não temos mão de obra especializada para esse caso em específico. Eu liguei para ele e pedi para receber a paciente lá, foi aí que ele se ofereceu para vir até Poços para fazer este procedimento”.