Publicidade

Poços de Caldas lançou, no último sábado (6), a Rede Integrada de Proteção ao Turismo. A iniciativa envolve a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Prefeitura Municipal, além da cadeia produtiva do turismo e a comunidade em geral. O objetivo é promover a segurança pública, a cultura e o turismo, e, assim, estimular a geração de emprego e renda na cidade.

Publicidade

Para a implantação da rede, o município precisou cumprir alguns critérios técnicos: ser turístico; integrar a política de regionalização da Secult; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e estar cadastrado na Plataforma Integrada do Turismo.

Iniciativa

A Rede Integrada de Proteção ao Turismo é mais uma ação do Programa Reviva Turismo. Entre as atividades do projeto estão a capacitação dos envolvidos, identificação de pontos frágeis pela PM, em conjunto com a comunidade, instalação de placas de sinalização, além de outras condutas.

Um dos atrativos da inauguração da Rede foi o início da operação de uma viatura especial de policiamento turístico, um Chevrolet modelo Camaro SS, apreendido em operação de combate ao tráfico de drogas e cedido à Polícia Militar, em parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público. O automóvel agora servirá à comunidade e aos turistas em Poços de Caldas, além de potencializar a ostensividade e presença policial nos principais pontos turísticos.