Publicidade

A faxineira Débora de Fátima Bernardes Braga Viana, de 40 anos, protagoniza um dos assuntos mais comentados em Poços de Caldas nos últimos dias. Ela encontrou uma pochete com R$ 5 mil em dinheiro e devolveu ao dono. O fato gerou grande repercussão na imprensa e um voto de congratulações da Câmara Municipal, proposto pelo presidente Marcelo Heitor (PSC) e aprovado por unanimidade na sessão desta semana.

Publicidade

O Poços Já procurou Débora para saber os detalhes dessa história. Ela conta que tem uma rotina agitada, pois concilia o trabalho diário com o curso de Serviço Social. Quando encontrou a pochete, estava atrasada e seguia de bicicleta pela rua João Mariussi, com um amigo. A iniciativa de pegar a pochete ocorreu pelo medo de acontecer algum acidente de trânsito, já que os carros passavam por cima. “Eu achei que era um bicho morto”, lembra.

Débora relata que ficou nervosa quando viu o conteúdo da pochete e a levou para o trabalho, onde procurou a ajuda de outro amigo. Os dois encontraram, dentro da pochete, um papel com número de telefone, e ligaram, mas quem atendeu não era o dono do dinheiro.

Em seguida, a estudante contou com a ajuda de policiais que faziam ronda pelo bairro. Os militares conseguiram avisar o dono, a partir dos cartões que estavam dentro da pochete. “Ele ficou bastante nervoso, mas muito agradecido, porque achar uma quantia igual eu achei não é fácil e não é todo mundo que teria essa mesma atitude. Estamos vivendo numa época muito difícil, muitas pessoas não entregariam mesmo. Eu fui criada com princípios. Hoje não tenho mais a minha mãe, é falecida há 11 anos, mas ela sempre me ensinou que o que é da gente é da gente, o que é dos outros não pertence à gente. Agradeço a Deus por ter achado”, comenta Débora.

Na terça-feira (4), a Câmara de Poços de Caldas aprovou, por unanimidade, um voto de congratulações direcionado a ela. Durante a votação, muitos elogios a Débora. “Isso é o certo, deveria e deve ser o nosso cotidiano, mas ações como essa também devem ser valorizadas. O que me motivou a levar esse destaque para dentro da Câmara, como um ato oficial da Câmara Municipal, foi valorizar essa ação da Débora, que representa de fato a nossa sociedade”, disse Marcelo Heitor para o Poços Já.

O momento em que o dinheiro é devolvido ao comerciante José Carlos dos Santos foi registrado no vídeo abaixo.