A Operação La Santuzza, desencadeada na manhã desta quarta-feira (9), ocorreu após a Polícia Civil receber o registro de ao menos 100 ocorrências de tráfico registradas no bairro Santa Rosália somente em 2020. Nove pessoas foram presas e oito adolescentes apreendidos para internação. O nome da operação faz referência ao nome do bairro em italiano.
De acordo com a Polícia Civil, o tráfico de drogas acontecia principalmente na rua Gabriellina Loiola Junqueira e na quadra de esportes. Como em grande parte das ocorrências os suspeitos são menores de idade, a polícia estruturou a operação para identificar todos os envolvidos, ou seja, os meninos que estavam na rua realizando o comércio direto, os intermediários e até o líder do bando, que foi detido em Ribeirão Preto (SP).
“O tráfico acontece naquela localidade 24 horas por dia. A dificuldade encontrada pela Polícia Militar durante o trabalho preventivo é o fato de se utilizarem de adolescentes para fazer a venda, então como não temos um local adequado para fazer as internações, eles são liberados. Com isso fizemos um trabalho inverso para identificar quem alicia esses adolescentes, quem distribui as drogas e aqueles que passam apenas para recolher o dinheiro”, explicou o delegado Cleyson Brene.
O investigado preso em Ribeirão Preto era um dos principais alvos. “Esse investigado vinha apenas para recolher o dinheiro, o que acontecia a cada 15 dias e até mesmo semanalmente”, destacou o delegado.
Os adolescentes apreendidos também foram encaminhados ao presídio, onde permanecem pelo prazo de cinco dias ou até serem encaminhados para o Centro de Internações. Eles serão indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Os veículos apreendidos podem levar aos indiciamentos por lavagem de dinheiro.
O resultado da operação foi classificado como satisfatório pelo delegado regional, Gustavo Manzolli: “A investigação foi feita de forma séria e responsável, algo complexo, e essa operação é o resultado dos trabalhos com o alento para a população de que a polícia está trabalhando com responsabilidade para dar a resposta que a sociedade pleiteia”.