Publicidade

A Prefeitura de Poços de Caldas divulgou uma nota oficial, nesta sexta-feira (4), após a queda de árvore sobre um carro. O acidente aconteceu ontem na avenida João Pinheiro.

Publicidade

A árvore tinha cerca de 12 metros. Segundo a prefeitura, trata-se de um fato isolado, já que somente neste ano teria sido realizado o monitoramento de 3.740 árvores na área urbana, inclusive com substituição de oito espécies na mesmo avenida.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas ficaram presas no interior do veículo. As vítimas sofreram ferimentos leves. A mais atingida foi a passageira que estava no banco da frente, que ficou presa entre o banco e o painel. Ela foi retirada com segurança e apresentava queixas de dores e alguns cortes pelo corpo.

As vítimas precisaram ser retiradas pelo porta-malas. O resgate e a limpeza da pista fizeram com que a avenida ficasse interditada por aproximadamente quatro horas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), informou que realiza periodicamente o monitoramento preventivo da arborização urbana, tanto que no dia do acidente oito espécies haviam sido substituídas na mesma via. De janeiro a novembro de 2020 foram realizados 3.741 serviços de manutenção e intervenções necessárias em espécies vegetais em várias regiões.

O secretário de Serviços Públicos, Paulo César Silva, classificou a ocorrência como mínima em razão da extensa arborização urbana da cidade e levando em conta as condições climáticas adversas, comuns neste período do ano, com chuvas intensas e fortes vendavais.

Aspecto visual

A árvore, que caiu na avenida João Pinheiro, é uma Ficus Benjamina (Ficus), espécie geralmente resistente caracterizada por um sistema radicular expressivo que reduz muito a probabilidade de queda. Segundo a nota, técnicos da SMSP que estiveram no local do acidente avaliaram que num diagnóstico visual a árvore apresentava sinais de boas condições fitossanitárias, com a copa extremamente saudável e troncos sem sinais de apodrecimento ou pragas. “A deficiência apresentou-se na base entre o tronco e as raízes na parte interna da árvore. Isso somado às condições climáticas adversas acarretou o infortúnio”, informaram os profissionais.