Publicidade

Na próxima sexta-feira (22), mais uma Floresta de Bolso começará a ser formada na Zona Sul de Poços de Caldas, desta vez nas áreas do Caic Professor Arino Ferreira Pinto e Centro Educacional Municipal Dr. João Batista Ferreira Monteiro. O projeto Floresta de Bolso faz parte da parceria entre a Associação Poços Sustentável (APS) e as organizações American Forests e a Alcoa Foundation, que, por meio de um programa denominado Global ReLeaf, visa plantar árvores em diversas localidades onde a Alcoa tem operação. São parceiros do projeto a Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Educação, Departamento Municipal de Eletricidade (DME) e Fundação Jardim Botânico.

Publicidade

O evento de lançamento da Floresta de Bolso 3 terá início com palestra para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, ministrada pela engenheira florestal da Alcoa, Paula Marlieri. Em seguida, será feita a abertura oficial e o plantio de mudas pelos alunos das duas escolas, comunidade e convidados.

O projeto tem como objetivo restaurar pequenos fragmentos de florestas de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas urbanas e, assim, trazer todo o benefício das árvores para centros urbanos altamente perturbados/impactados. Com a implantação da Terceira Floresta de Bolso, serão criados nichos de floresta que trarão mais conforto térmico à microrregião, recriando uma paisagem mais orgânica e integrada ao ambiente urbano e promovendo a alteração da percepção da importância das florestas nas comunidades/bairros, por meio do estímulo ao cuidado com a natureza entre os estudantes e comunidade.

As duas primeiras Florestas de Bolso foram implantadas nos bairros Santa Ângela e Jardim Kennedy II. A primeira foi inaugurada com toda a infraestrutura, como passeios e iluminação, no dia 4 de outubro.