Publicidade
Há 79 agentes de endemias na cidade (foto: Prefeitura de Poços de Caldas)

Poços de Caldas tem um baixo risco de epidemia de dengue, segundo o quarto e último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegipty (LIRAa) de 2018. Foram identificados nove focos, entre os dias 15 e 18 de outubro, em 3.824 imóveis.

Publicidade

Os focos estavam nos bairros Chácara Alvorada e Dom Bosco, da Zona Leste, e Conjunto Habitacional, Jardim Kennedy e São Sebastião, da Zona Sul. Assim, o índice de infestação predial no município é de 0,2%, considerado baixo. “Este é um índice previsto para o início de outubro, tendo em vista inclusive que tivemos o nosso período de chuvas antecipado neste ano. Consideramos um resultado satisfatório, tendo em vista que os poucos focos localizados foram encontrados nas duas regiões com maior densidade populacional do município”, avalia o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.

Oito focos estavam em residências e um em terreno. “Mais de 50% destes focos estavam em depósitos de fácil remoção ou eliminação, por isso pedimos sempre o apoio da população na vigilância e no combate a locais que possam acumular água e gerar riscos, especialmente neste período de chuvas que vamos viver nos próximos meses”, alerta Jorge.

Há 79 agentes de endemias em Poços, responsáveis pelas visitas domiciliares, eliminação de criadouros e tratamento químico. As edições anteriores do LIRAa foram realizadas nos meses de janeiro, abril e agosto. Pela primeira vez, por determinação do Ministério da Saúde, o levantamento foi feito quatro vezes este ano, com a inclusão da pesquisa também em agosto. O próximo será em janeiro de 2019.

*Com informações da Secom.