Publicidade

Os estaques de sangue com fator Rh negativo estão baixos em todo o estado. Em Poços de Caldas a situação não é diferente e já há quem precise com urgência de bolsas de sangue.

Publicidade

O leitor Rodrigo Wilker Malvarino entrou em contato com a reportagem do Poços Já Cidade relatando seu caso. Ele explica que o sogro de uma amiga está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e precisa de sangue O negativo. O problema é que a unidade do Hemominas em Poços de Caldas tem apenas mais duas bolsas para suprir a demanda.

Maria Lauriceia Cardoso, captadora do Hemocentro, confirma a situação. “O estado é crítico, então precisamos que mais pessoas se interessem em doar, principalmente aquelas que já conhecem seu tipo sanguíneo e o sabem negativo”, explica.

Em geral, as 24 unidades estaduais trabalham em rede e suprem as necessidades umas das outras, mas a situação é alarmante porque todas estão com estoques baixos. Quem puder doar pode procurar a unidade do Hemocentro (avenida José Remígio Prézia, 303) ou ainda agendar a doação por telefone (2101-9300).  Vale lembrar que são doadores pessoas de 16 a 69 anos, com boa saúde, e que não tenham feito tatuagens ou piercings nos últimos 12 meses. Outras restrições podem ser encontradas no site da fundação Hemominas.