Em uma ação conjunta, as polícias Civil e Militar prenderam três suspeitos de terem roubado cerca de 250 sacas de café, no Distrito de Palmeiral, entre Poços de Caldas e Botelhos. Vários veículos foram apreendidos e 205 sacas recuperadas.
As buscas pelos criminosos começaram ainda na madrugada desta terça-feira (1°), após a notificação do roubo na Fazenda Rio Pardo, quando uma viatura em patrulhamento pela estrada vicinal que liga Muzambinho a Caconde (SP), se deparou com um caminhão com placas de Artur Nogueira (SP) quebrado e carregado de café beneficiado. A carga estava sendo transferida para outro caminhão com placas de Bandeira do Sul (MG). Junto aos caminhões estava um veículo Gol de São Bernardo do Campo (SP).
A ação suspeita motivou uma abordagem policial ao motorista do caminhão, Reginaldo Santos, e mais três indivíduos. Os policiais questionaram a procedência do café e os quatro homens não souberam explicar, diziam que haviam pegado o café no bairro Juréia, município de Monte Belo, e estavam levando para uma fazenda nas proximidades, mas não souberam explicar mais detalhes.
O condutor do veículo quebrado não estava no local e os suspeitos abordados alegaram não o conhecer e que estavam ali apenas para fazerem a transferência da carga e que eram oriundos da cidade de Andradas (MG).
Os policiais consultaram o veículo e não encontraram irregularidades junto ao sistema, mas suspeitaram do fato dele ter rodado aproximadamente três quilômetros com defeito na roda traseira e sem o pneu. O fato foi informado a Polícia Civil, que encaminhou uma equipe ao local e verificou a numeração do chassi, que pode ter sido adulterada. Devido a suspeita referente a procedência da carga de café, os autores foram conduzidos para a Delegacia de Polícia da cidade de Muzambinho para melhores esclarecimentos.
Já na delegacia o condutor do caminhão contou que recebeu uma ligação de um rapaz chamado Rafael, que pediu para ele fazer um transporte de carga e informou que a carga seria entregue em um local, que fica aproximadamente dez quilômetros de onde o caminhão estava, e se prontificou em levar os policiais até local onde o café seria descarregado.
Os policiais civis e militares deslocaram para o local onde o caminhão seria descarregado, onde foi localizado um barracão, onde estavam 22 sacas de café beneficiado e vários outros materiais de origem duvidosa, dentre eles um motor de veículo com uma etiqueta de papel com o nome de Caio Junqueira e outro motor com etiqueta em nome da fazenda Rio Pardo e um veículo VW/Kombi de cor branca, placa HDG-7376 Poços de Caldas, que estava estacionado ao lado do barracão, ao ser consultados seus dados no sistema informatizado, constava ser produto de roubo ocorrido na cidade de Poços de Caldas, na Fazenda Rio Pardo, situada na rodovia que liga Poços de Caldas ao distrito de Palmeiral.
No Gol apreendido junto aos caminhões foi encontrada uma plaqueta com um número de chassi, que pertencia a um caminhão Iveco que fora furtado em São Pedro da União, no dia 12 de julho.
Os veículos foram removidos ao pátio credenciado. Os materiais foram apreendidos e conduzidos para a delegacia de polícia. Os autores, João Batista Pieroni dos Santos, 31 anos, Rafael Diego Ghral, 22 anos, Luiz Paulo Aparecido Calixto, 27 anos, foram presos em flagrante delito. Além disso, a polícia apreendeu 205 sacas de café e vários objetos de origem duvidosa.