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Poços de Caldas recebeu, nesta terça-feira (20), uma audiência pública para discutir o projeto de cessão de rodovias do sul de Minas Gerais. Entre elas estão as BR-146 e 459, nos trechos que ligam o município a Caldas e Andradas. O valor sugerido para os pedágios neste ano é de R$ 7,44.

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A ideia ainda inclui a instalação de mais dez radares na região. O secretário de estado de Transporte e Obras Públicas  fez uma apresentação, mostrando os trechos da proposta para a concessão de serviços para a exploração de trechos das Rodovias BR-459, BR-146, MG-290, MG-295, MG-455 e MG-459.

A audiência teve por objetivo dar conhecimento ao programa, abrindo espaços para questionamentos. O secretário ressaltou que hoje o governo de Minas não tem condições financeiras de arcar com as despesas dessas rodovias e que não há outra solução viável neste momento. Ele destacou ainda que somente com o fim dos problemas financeiros estaduais é que a atenção poderia ser voltada para as estradas, mas não há previsão para quando isso irá acontecer.

Secretário apresenta valores e quantidade de praças (foto: Mariana Negrini).

Ele pontuou ainda que entre as melhorias previstas estão duplicações de trechos, implantação de faixas, contornos, acostamentos, vias laterais, passarelas, melhorias de acessos e interseções. Serão disponibilizados serviços aos usuários como atendimento médico com ambulâncias, guinchamento, apreensão de animais e combate a incêndios e inspeção de tráfego, entre outros.

Mas, para todas essas melhorias, sete praças de pedágio seriam instaladas. Em Poços seriam duas, uma na BR-146, ligação com Andradas, e a segunda na BR-459, ligação com Caldas. Os demais pedágios seriam nos quilômetros 77,3 e 143,3 da BR-459, outros dois na MG-290 e mais um na MG-459.

O secretário apresentou ainda o valor estimado da tarifa básica a R$ 7,44 para os pedágios em 2017, já que o estudo foi feito em 2016 com valor de R$ 6,95.

Áreas em vermelho seriam cedidas (imagem: divulgação)

O prefeito de Poços, Sergio Azevedo, compareceu ao evento com 45 minutos de atraso e se colocou favorável ao projeto desde que o valor a ser cobrado dos usuários seja menor. Para Sérgio o valor proposto é abusivo, mas as melhorias são relevantes. O prefeito acredita que um valor entre R$ 2 e 3 seria compatível.

Os prefeitos de Caldas e Andradas se colocaram contra o projeto caso não sejam atendidas algumas reivindicações. Ulisses Guimarães, de Caldas, pontuou durante as discussões que os habitantes ainda possuem uma ligação e dependência muito forte com Poços de Caldas, no que diz respeito a estudo e trabalho. Além disso, ele pontua que o atual local proposto para a praça de pedágio vai dividir sua cidade, devido aos distritos.

PPP x privatização

O modelo de concessão será a Parceria Público-privada (PPP), o que é diferente da privatização. Na privatização o bem público é transferido de forma integral e definitiva à iniciativa privada. Na concessão o bem é cedido por determinado tempo, neste caso 30 anos. Após este período, o bem retorna para o Estado. O programa deve gerar 600 empregos diretos por meio da concessionária e 900 diretos nas obras. O investimento total será de R$ 2.668,6 bilhões e os municípios devem receber, com tributos gerados pelos pedágios, mais de R$ 257 milhões ao final dos 30 anos.