A Polícia Militar, através da 18ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, apreendeu neste domingo (26) 40 pássaros da fauna silvestre que estavam engaiolados. O proprietário não estava em casa, por isso não foi preso, mas será multado.
De acordo com a Companhia, denúncias anônimas informaram que os pássaros estavam em uma residência da rua Professora Wanda Milan, bairro Country Club, e que provavelmente não havia autorização ambiental.
Os militares foram até o local e encontraram 25 pintassilgos e 15 bigodinhos, aves pertencentes à fauna silvestre brasileira, que eram mantidos em gaiolas e sem as anilhas de identificação. Foram apreendidas ainda 39 gaiolas vazias, que poderiam ser usadas para servir de cativeiro para outros pássaros.
Os animais foram levados para a sede da Companhia e as gaiolas apresentadas na delegacia. Os pássaros serão devolvidos a seu habitat natural após passarem por consulta com veterinário.
Não foi possível fazer a prisão do responsável pelos pássaros, mas mesmo assim o proprietário da casa será multado. O valor estimado é de R$20 mil.