O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) realiza, a partir do mês de março, um programa de recuperação de cacimbas em Poços de Caldas. O procedimento é importante inclusive para evitar novas enchentes.
Segundo o supervisor interino da seção de Expansão e Manutenção do DMAE, Wilson Aparecido da Costa, estes são instrumentos importantes de preservação da água. “As cacimbas são de fácil construção, mas exigem um trabalho de manutenção e conservação constante, o que, infelizmente não ocorreu nos últimos anos aqui em Poços. Pretendemos voltar com esta ação buscando aproveitar racionalmente as águas das chuvas, reduzindo ao mínimo suas perdas por enxurradas e promovendo a recarga do lençol d’água e a manutenção de nossas nascentes, entre outros benefícios”, conclui.
Estima-se que, só no município de Poços de Caldas, existam mais de cinco mil cacimbas, muitas delas com uma capacidade de dez a 20 mil litros, sendo que a maioria está totalmente comprometida por falta de manutenção.
Cacimbas
Cacimbas são bacias de captação de enxurradas que propiciam a infiltração da água acumulada promovendo a recarga do lençol freático e a manutenção de nascentes, além de evitar a destruição das estradas, a erosão do solo, a poluição e o assoreamento.