A antiga biblioteca Orozimbo Corrêa Netto, nas Thermas Antônio Carlos, foi reorganizada e estará aberta a visitação a partir desta quinta-feira (29), às 14h, quando ocorre uma cerimônia de entrega. O processo de reestruturação do local começou em julho do ano passado e foi de responsabilidade da chefe de Serviços Termais e doutora em história, Jussara Marques Oliveira Marrichi.
“É uma das primeiras bibliotecas particulares, que foi montada entre o final do século dezenove e início do vinte e reúne obras do Pedro Sanches, Mário Mourão e dr. Benedictus, que a herdou do seu pai e aumentou a coleção ao longo da sua vida e depois a doou ao município”, explica Jussara.
Ela conta que descobriu a existência da biblioteca enquanto fazia pesquisas nas Thermas para sua tese Mestrado. “Quando eu comecei a fazer meu mestrado, percebi a importância histórica e cultural que existia naquele acervo, porque são obras raríssimas, de meados do século 19, que retratam a ideologia médica no Brasil e a formação das cidades balneárias no nosso país. Os livros estavam cada hora num lugar, o prédio tinha muitos problemas de infiltração e os livros chegaram a ficar molhados depois de uma forte chuva. Eu tinha que cuidar desses livros, afinal de contas o dr. Benedictus tinha doado isso para que o nome do Termalismo fosse engrandecido no nosso pais”, ressalta.
Ao todo, uma equipe de dez servidores municipais se empenhou para que a biblioteca pudesse ser reaberta ao público. Com a ajuda de Maria das Dores Teodoro Nascimento, coordenadora das bibliotecas públicas de Poços, Jussara e sua equipe catalogaram os livros no sistema online da Biblioteca Nacional. Já o mobiliário, que possui peças originais da inauguração do prédio, foi restaurado.
Os livros, alguns sem datas, outros da metade do século 19, tinham vindo das precursoras cidades termais europeias como Vichy e Lyon, na França, Caldas da Rainha, em Portugal, e Baden-Baden, na Alemanha. Grande parte refere-se à história e formação das cidades hidrominerais brasileiras e européias também a partir da segunda metade do século 19.