Com um concerto especial, a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas (OSPC) celebra os 25 anos no próximo dia 15 de novembro em um concerto de gala gratuito no Espaço Cultural da Urca a partir das 20h30.
Conhecida pela escolha de repertórios que mesclam música erudita e popular, do barroco ao samba, desta vez a orquestra que é regida pelos maestros Agenor Ribeiro Netto e José Roardo Bernardo apresentará um repertório totalmente erudito, com obras de Elgar, Niccoló Puccinni, Verd, Gershwin e Mascagni, além de contar com participações de solistas como Gustavo Mérida no piano e Alexandre Almeida no violão, bem como do tenor lírico Allan Vilchese e o violinista Valter Riceti Neto.
“Em um país que pouco preserva a cultura, 25 anos de uma orquestra é uma data muito expressiva e deve ser comemorada principalmente porque este foi um ano difícil para a orquestra e estas bodas de prata têm que ser comemoradas para mostrar a importância da nossa orquestra e o que ela representa para a nossa cidade, não apenas em termos culturais, mas financeiros e turísticos”, destaca maestro Agenor Ribeiro Netto.
A expectativa é que o público lote o Teatro Benigno Gaiga durante a comemoração. Amigos da orquestra já confirmaram presença no concerto, entre eles o ex-governador de Minas Gerais e atual senador, Antônio Anastasia. Conforme conta maestro Agenor, ele já esteve em Poços de Caldas por quatro vezes apenas para assistir aos concertos.
“Além de amigo, ele é um grande apreciador da nossa orquestra. Sempre fez questão de nos prestigiar. Será uma honra recebê-lo em nosso aniversário”, diz.
Histórico da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas
Fundada em 1991 durante o Festival de Verão, a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas é uma das mais conhecidas do país, tendo sido assistida por aproximadamente 350 mil pessoas por meio da Sinfonia das Águas.
O ponto alto da orquestra atualmente, segundo o maestro Agenor, é o repertório. “Nós somos uma orquestra do século XXI, ou seja, uma orquestra moderna, arrojada, que contempla naipes de saxofone, que comumente não existem numa orquestra sinfônica. Nós colocamos guitarra, teclado e bateria. Em um dia nós tocamos Cazuza, Guns ´N Roses e no outro tocamos Sebastian Bach ou Beethoven. É uma característica multicultural da orquestra”, pontua o maestro.
Serviço
O quê:Concerto de 25 anos da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas
Quando: 15 de novembro às 20h30
Onde: Teatro Benigno Gaiga | Espaço Cultural da Urca
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/n, Centro
Informações: 3722-6695
Quanto: gratuito*
*Os ingressos poderão ser retirados nos dias 11 e 14 de novembro a partir das 13h na Rua Prefeito Chagas, 305, sala 02.