Publicidade
WhatsApp Image 2016-09-25 at 13.13.29
Equipe dos bombeiros apaga queimada na Serra de São Domingos (Foto: Corpo de Bombeiros)

Nos dias 15 e 29 de setembro, o Corpo de Bombeiros efetuou a prisão em flagrante de dois homens que puseram fogo em área de preservação. Estas foram duas das 272 queimadas que aconteceram em 2016. Em 2015, o número total de queimadas foi de 171.

Publicidade

De acordo com o Tenente Souza, a maioria desses incêndios é causada pela ação do homem, mas alguns ocorrem naturalmente. “No período de seca, com vento e baixa umidade relativa do ar, pequenas fagulhas podem se propagar provocando um grande incêndio, por este motivo, é preciso estar atento”.

WhatsApp Image 2016-09-25 at 13.13.30
Bombeiros atenderam três chamadas de incêndio na Serra de São Domingos na mesma semana (Fotos: Corpo de Bombeiros)

O tenente ainda alerta para as precauções que devem ser tomadas pela população: “Não solte balões ou fogos de artifício perto de florestas ou áreas rurais. Não lançe guimbas de cigarros acesos pelas janelas de veículos ou no chão em áreas rurais ou às margens das rodovias. Evitar o acúmulo de lixo em lotes vagos. Se for passear ou acampar em um parque, floresta ou áreas de preservação evitar acender fogueiras, caso acenda , lembrar de remover todas as folhas secas e fazer um círculo com pedras ao redor do fogo.  Estar sempre vigilante”.

Aqueles que pretendem realizar queimadas em áreas específicas precisam da autorização do  Instituto Estadual de Florestas (IEF). Provocar incêndio em mata é crime ambiental previsto na lei federal 9605 e pode dar pena de seis meses a um ano em regime fechado.