Um dos principais quarteirões da Rua São Paulo, no Centro, ficou fechado para veículos hoje (22), em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. O evento foi organizado pelo grupo Trama Ação Urbana e aconteceu das 7h às 17h.
De acordo com o arquiteto Vítor Campanário, um dos organizadores, esta é a segunda vez que o evento acontece em Poços de Caldas e o principal objetivo é fazer com que a população se questione quanto ao uso excessivo de carros. “Esperamos que as pessoas adotem novas formas de transporte como caminhar, andar de bicicleta ou até mesmo usar o transporte coletivo”, disse.
Entre as oficinas que tiveram espaço, um professor de tai chi passou alongamentos para um grupo de jovens e idosos. Além disso, grupos de músicos e membros da Polícia Rodoviária Federal também estiveram no local. Foram doadas algumas mudas para serem plantadas.
Na edição de 2015, o Dia Mundial Sem Carro aconteceu em três ruas do Centro, Rio de Janeiro, São Paulo e a da Praça Pedro Sanches. Segundo o Vítor a escolha de fechar apenas uma das ruas foi para concentrar as atividades. “Queremos ver também como a rua funcionaria em um possível calçadão. Escolhemos a Rua São Paulo porque é uma das mais diferenciadas do centro, pela arborização. Isso atrai a população e ajuda na permanência do pessoal interessado”, finalizou.