A Casa de Chá do Recanto Japonês, que foi destruída por um incêndio na madrugada do último domingo (28), será reconstruída e tombada como Patrimônio Histórico do município. A decisão foi tomada durante uma reunião entre secretários da prefeitura e os diretores da associação Nikkey ontem de manhã.
Ficou definido que a Prefeitura e a associação vão trabalhar em duas etapas. “Reconhecemos a importância do patrimônio cultural que é o Recanto Japonês e nossa equipe dará início à reconstrução. Primeiro será realizada a recuperação da área e depois efetivamente a construção. Levando em consideração, principalmente, a questão cultural, para que a reconstrução seja feita com todas as orientações arquitetônicas que a cultura japonesa exige”, explicou o secretário de turismo, Rômulo Vilela Filho.
Ainda de acordo com o secretário, a reunião também foi importante para o avanço no tombamento do patrimônio histórico do Recanto Japonês. “A nossa equipe de patrimônio histórico irá realizar um dossiê das coisas que restaram, para registro e já será iniciada a limpeza do local”, completou.
Segundo Sílvio Kimura, a associação está empenhada na reconstrução e no tombamento do ponto turístico. “Vamos realizar agora a parte emergencial e, depois, vamos trabalhar para o futuro, para melhorar a parte turística do lugar com a ajuda da associação, pois sabemos da dificuldade que é para a administração cuidar do lugar sozinha. Então, vamos fazer um convênio com a Prefeitura para melhorarmos o Recanto como um todo”, disse.