Publicidade

Poços de Caldas finalizou, na última quarta-feira (20), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Nesta primeira fase, foram disponibilizados 40% das doses destinadas pelo Ministério da Saúde ao município, o equivale a 15 mil pessoas já imunizadas.

Publicidade

O município optou por antecipar a campanha com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, já que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) começaram a ser notificados mais cedo em todo o país. Agora, o município aguarda o envio do restante das doses, conforme cronograma do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.

“A população que faz parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde atendeu ao nosso chamado e aderiu à primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe”, ressalta a secretária de Saúde, Fátima Livorato.

Para a próxima segunda-feira (25), ainda restam 259 doses disponíveis nas salas de vacina que, somadas às 14.741 aplicadas na primeira semana da campanha, totalizam as 15 mil doses recebidas pelo município. “Optamos por antecipar a vacinação para ampliar a cobertura e vamos continuar adotando a mesma estratégia. Na medida em que formos recebendo novas doses, vamos disponibilizá-las imediatamente à população, para garantir a imunização dos grupos prioritários”, reforça a secretária.

Boletim
Até a semana epidemiológica 15 (que vai de 10 a 16 de abril), a Vigilância Epidemiológica registrou nove notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo que duas notificações são de pacientes de outro município, com resultado negativo para H1N1. Das sete notificações de pacientes residentes em Poços de Caldas, um exame foi considerado inconclusivo e os demais estão em análise no laboratório de referência, em Belo Horizonte.

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas