A rua São Paulo conta agora com um local de incentivo à leitura, a Cabine Literária. Inaugurada nesta sexta-feira (18), ela é a antiga cabine telefônica que havia no local, totalmente restaurada.
O espaço é administrado pela pela Coordenação de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura. A Cabine Literária funcionará das 9h às 18h e a população tem acesso livre a revistas, jornais e livros, que podem ser devolvidos em qualquer biblioteca pública.
A ideia surgiu em 2015, a partir da aprovação da lei 9.037/2015, que trata do Sistema Municipal de Cultura criando o Sistema Municipal de Bibliotecas com o objetivo de expansão de pontos de cultura e leitura pela cidade.
A GSC Eventos, que realiza a Feira do Livro de Poços de Caldas, foi a responsável pelo projeto de intervenção artística que transformou a cabine.
Na inauguração, o prefeito Eloísio Lourenço destacou a importância da cultura na sociedade. “Esta cabine é um diferencial. Ela irá trazer mais cultura para os poços-caldenses. Aqui as pessoas podem pegar, levar, trazer e ainda doar para contribuir com o conhecimento de todos”, afirmou.
Para o secretário de Cultura, João Alexandre Moura, a cabine incentive a doação de livros para serem utilizados no novo espaços. “A intenção é que as pessoas doem livros para aumentar cada vez mais nosso acervo, afinal esta cabine é de todos nós”, disse.