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Adinan Nogueira ao lado da amiga Lourdes Silva (foto: divulgação).
Adinan Nogueira ao lado da amiga Lourdes Silva (foto: divulgação).
Adinan Nogueira ao lado da amiga Lourdes Silva (foto: divulgação).

O publicitário Adinan Nogueira, sócio-proprietário da Agência Cervantes em Poços de Caldas, lançou seu primeiro livro na quinta-feira (10). “A Imagem no marketing turístico: conceitos e metodologias de medição” trata do papel da imagem turística formada na cabeça do público-alvo e públicos afins na escolha de um destino. Entre outros assuntos, o livro busca responder à seguinte questão: ‘Se uma imagem vale mil palavras, quantas palavras e conceitos tem a imagem de um produto na sua cabeça?’

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O livro apresenta conceitos, métodos e formas de avaliação e mostra vários aspectos que foram ampliados a partir de uma intervenção publicitária, além de revelar que aqueles que fazem parte do imaginário coletivo a respeito da cidade, como estar sobre a ‘boca’ de um vulcão, ou ser a cidade das rosas, não estão tão marcantes na cabeça dos seus diversos públicos.

Segundo o autor, todas as formas de comunicação que passam e formam algum traço ou característica de uma localidade na cabeça dos consumidores terão importância. Se houver a inexistência de conhecimento e de características do lugar vendido na cabeça do público alvo, certamente este praticamente não será vendido, ou pior ainda, não será cogitado para uma possível destinação a ser comprada, diferentemente de um destino que já teve exposições na mídia ao longo da sua existência, ou mesmo investiu em campanhas publicitárias.  Ele explica que a partir do momento que essas destinações se transformam em verdadeiras marcas, essas localidades passam a vender, pois se tornam imagens claras e fortes na cabeça dos consumidores.

Para Nogueira, a imagem formada na cabeça do consumidor através do seu relacionamento com as diversas mídias ou mesmo formada pelo boca a boca é um elemento determinante e influenciador do comportamento de compra quando este busca informações para tomar decisões.

 “Uma boa imagem também ajudará a criar um posicionamento adequado e competitivo, desde uma localidade turística, até os políticos na hora dos eleitores decidirem em quem votar.  Também com um bom diagnóstico fica mais fácil planejar campanhas publicitárias com maior precisão, corrigindo o que for necessário ou ampliando o que for estrategicamente mais positivo para as marcas, quer seja de um produto, profissional de qualquer área, ou de uma localidade turística. Isso aumenta a força das marcas para gerar mais dividendos”, explica.

A obra serve de auxílio para gestores de marcas, especialmente de produtos turísticos. É indicada ainda aos estudantes e profissionais de marketing, turismo, propaganda e administração.

Haverá lançamento também na Feira do Livro em Poços de Caldas, no dia 30/04, na Urca.

O livro já está sendo vendido no Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br), AgBook (www.agbook.com.br) e Amazon (www.amazon.com.br).